Uma portuguesa partilha as experiências, alegrias e espantos vividos por terras de Sua Majestade...

terça-feira, 10 de maio de 2011

Dos relvados às regras subentendidas

O Lincoln College tem três relvados (na verdade, tem quatro, mas o quarto é o jardim do reitor e o acesso está vedado aos alunos). Destes 3 relvados, dois (a que eles chamam quads porque, de facto, são quadrangulares) não se podem pisar. Nenhum deles tem vedação, nenhum tem nenhuma placa a proibí-lo. É assim, provavelmente porque sempre foi assim, e todos parecem sabê-lo de forma inata. E ninguém pisa a relva dos dois primeiros quads.
O terceiro relvado (o grove, que tem este nome precisamente por já não ser quadrado e ter algumas árvores num extremo) já pode ser pisado. Grupos de alunos sentam-se ali para conversar e comer (mesmo quando choveu há pouco e a relva está encharcada, mas aqui ninguém parece importar-se com isso...), mas ninguém joga aí qualquer jogo a não ser croquet. Nada de jogar futebol, nada de jogar às cartas... Porque só é permitido jogar croquet naquele relvado! E todos parecem sabê-lo também naturalmente.
O croquet é um "desporto" tão emocionante que faz o golfe parecer impróprio para cardíacos... Estive a assistir um pouco e perguntei sobre as regras. Aparentemente, ninguém liga muito às regras. Vão jogando como sabem, cada um um pouco à sua maneira.
Agora tentem imaginar todo este cenário em Portugal. Eu não consegui... ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário