Uma portuguesa partilha as experiências, alegrias e espantos vividos por terras de Sua Majestade...

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A simpatia do Lincoln College

Já elogiei a origanização britânica. Mas, confesso, ainda não deixou de me surpreender - e ainda estou em Portugal! Aliás, mais do que a organização, o que me tem deixado agradavelmente surpreendida é a simpatia com que uma mera visiting student portuguesa (eu, pois) é tratada pelo staff de um dos mais antigos Colégios da Universidade de Oxford.
É verdade, ainda não cheguei e já me sinto recebida com a maior afectividade por parte de todos os elementos do Lincoln College com quem já troquei e-mails. Imaginem que até já recebi um e-mail do secretariado encarregue da organização de eventos sociais a dizer que era muito bem-vinda e que contavam comigo para os próximos eventos!
Para não falar, claro, do facto de já ter o primeiro encontro marcado com a minha tutora para o dia seguinte à minha chegada, ou do facto de ter um kit de roupa de cama reservado para mim, à minha espera... Ou de saber exactamente os nomes das pessoas que tenho de contactar à chegada e quais os assuntos que cada uma delas irá resolver. Já sei quem me entregará a chave do quarto, quem me entregará o cartão da biblioteca... Tudo isto tratado com uma simpatia tal que faz parecer que eles se sentem muito orgulhosos por me receber!!
Esta atitude faz-nos sentir tão seguros e felizes... Seria tão melhor se, em Portugal, também fossemos assim... Infelizmente, achamos que ser simpático é ser subserviente, que ser humilde é humilhante... Esta simpatia do Lincoln College tem-me feito pensar nisto. É uma pena não sermos mais assim...

2 comentários:

  1. K bom Rita saber k estás a ser tratada como mereces e como entendo e partilho o facto de "nós por cá" não sermos assim... é muito triste mesmo!

    Vai dando notícias!

    Big Kisses 4u - Liliane Mira

    ResponderEliminar
  2. Ne, eles são mm espectaculares! Eu é q tenho a honra e o privilégio de ir p lá e eles tratam-me como se tivessem td o prazer em receber-me... É estranho, pq "nós por cá" não estamos mesmo nada habituados a tanta deferência e organização...

    ResponderEliminar